O SOL NA CABEçA
ebook

O SOL NA CABEçA

Editorial:
COMPANHIA DAS LETRAS
ISBN:
978-989-665-623-2
Formato:
Epublication content package
Derechos eBook:
Imprimible: Prohibido.
Copiar/pegar: Prohibido.
Compartir: 6 dispositivos permitidos.
DRM
Si
Colección:
SIN CODIFICAR

7,99 €

Uma importante nova voz na literatura brasileira.

A vida nas favelas do Rio de Janeiro, retratada desde dentro.

«Fiquei chapado.» Chico Buarque

O sol do Rio de Janeiro aquece a prosa destas histórias que compõem a textura da vida diária nas favelas. Nos morros, cada novo dia é modulado pelo vaivém do narcotráfico, pela ameaça constante da polícia e pelas limitações da pobreza, da violência e da discriminação. Mas estas também são histórias de amizade, amor e alegria: o prazer dos banhos de mar, as brincadeiras de rua, a adrenalina das pinturas murais, os namoros fugazes. Histórias de esperança e desespero, que dão rosto e alma aos invisíveis da Cidade Maravilhosa, que é também uma cidade partida.

Nascido e criado nas favelas cariocas, Geovani Martins estreou-se na literatura com apenas 26 anos, mas já granjeou comparações a grandes nomes da literatura brasileira. O sol na cabeça é um trabalho de grande talento e sensibilidade, uma evocação simultaneamente lírica e realista da vida nas favelas, e anuncia uma auspiciosa voz na literatura.

Os elogios da crítica:

«O conto Rolézim é tão coesamente belo como um desenredo de Guimarães Rosa. (#) Ele escreve bem, tem o dom da escrita e uma gigantesca exigência quanto à economia de meios, à composição.»
Caetano Veloso

«O livro mais importante da literatura recente.»
Marcelo Rubens Paiva

«O sol na cabeça é uma das mais importantes narrativas sobre a devastadora desigualdade que arrasa a sociedade brasileira desde Cidade de Deus
Misha Glenny

«Um livro muito necessário em tempos de intolerância, ódio e ignorância.»
Milton Hatoum

«Nas mãos de um escritor menos habilidoso, alguns contos poderiam resultar desesperados e cruéis. Mas o autor transforma-os em instantâneos tensos e coloridos da vida nestas comunidades fervilhantes.»
Dom Phillips, The Guardian

«Geovani pula da oralidade mais rasgada para o português canónico como quem respira. Uma nova língua brasileira chega à literatura com força inédita.»
João Moreira Salles

«Talvez esteja aí o segredo do sucesso da escrita do jovem autor: o ouvido apurado. (#) Cada pequena célula temática entra em cena e sai com rapidez de faca: crianças brincando com armas, policiais achacadores, bandidos assaltando estrangeiros. Mas também pais amorosos, amigos fiéis, a adorável velhinha macumbeira.»
Ubiratan Brasil, Caderno 2, O Estado de S.Paulo

«Uma estreia vibrante que oferece muito ao leitor: uma sensação de urgência que é tanto comunitária como estilística; um conjunto de vozes que procuram um mundo diferente e uma linguagem diferente; uma poética pessoal e sensorial que consegue criar epifanias no seio de conflitos sociais.»
Andrés Neuman

«Uma obra intrigante de uma voz promissora.»
Publishers Weekly

«Histórias que retratam as vidas complexas e perigosas dos habitantes das favelas do Rio. O autor constrói retratos extremamente poderosos. Um estudo simultaneamente duro e doce da vida nas ruas.»
Kirkus Reviews

«Vai muito além de "literatura de favela", seja lá o que isso for. É simplesmente óptima literatura moderna, ponto. (#) Um novo realismo com ingredientes de literatura marginal refinados em uma escrita fluente e sonora, contando histórias cheias de surpresas e suspense, pelo olhar de crianças e jovens crescendo num mundo violento e perigoso. Pequeno grande livro, emoção do início ao fim, bagulho doido." Nelson Motta

grupos dominantes na batalha pela representação do que é o humano na literatura brasileira.»
Roberto Taddei, Folha de S. Paulo

«Uma crónica rigorosa e vibrante da vida na favela. (#) Mas o sangue não dá a tónica do livro. Ao lado dos relatos brutais, há um olhar sensível e generoso sobre a experiência. E no retrato dessas vidas juvenis, o autor esbanja maturidade literária.»
Jerônimo Teixeira, Veja

Otros libros del autor

  • EL SOL EN LA CABEZA
    ebook
    Titulo del libro
    EL SOL EN LA CABEZA
    GEOVANI MARTINS
    Un nuevo fenómeno llega de Brasil para conquistar Europa. «Geovani Martins no es solo un escritor, es una estrella»...

    8,99 €