AS LONGAS NOITES DE CAXIAS
ebook

AS LONGAS NOITES DE CAXIAS

Editorial:
PLANETA MANUSCRITO
ISBN:
978-989-777-247-4
Formato:
Epublication content package
Derechos eBook:
Imprimible: Prohibido.
Copiar/pegar: Prohibido.
Compartir: 6 dispositivos permitidos.
DRM
Si
Colección:
PLANETA MANUSCRITO

11,99 €

Um romance poderoso e emocionante sobre duas mulheres que viveram intensamente a ditadura. Leninha, a mais temida e poderosa figura feminina da polícia política portuguesa: a PIDE; e Laura, uma das vítimas que mais sofreu às mãos da terrível agente.

Enquanto despia, humilhava e espancava as suas vítimas na sede da polícia política, perguntava: «Fala ou não fala, sua puta?» Chamavam-lhe pide Leninha e era o terror entre as mulheres que a ditadura perseguiu.

Cresceu num cenário de violência doméstica, foi beijada por Salazar quando era pequena e sonhava ser polícia. Insultava, batia e humilhava outras mulheres diariamente. Era essa a sua profissão, ser um monstro.

Leninha, assim ficou conhecida nos corredores da polícia política portuguesa, a PIDE, demonstrou desde cedo um particular fascínio pelo mal. Venerava Salazar e tinha um sonho: servir a ditadura.

O seu caminho cruza-se com o de Laura, namorada de Ribeiro dos Santos, jovem estudante morto pela polícia e que marcará o movimento estudantil contra o regime. Apesar dos inúmeros requintes de malvadez da agente, a rapariga nunca verga, mas fica para sempre marcada pela sinistra Leninha.

Acabarão por reencontrar-se anos mais tarde num julgamento marcado por fortes emoções.

 

Um grande romance sobre o Portugal contemporâneo e a perfídia da ditadura. Um retrato inédito sobre uma mulher que venerava Salazar e que usava as estratégias mais violentas e humilhantes para obter confissões junto dos presos políticos, que foi traída pelo marido e que acabou vítima de um cancro, sem nunca se arrepender do seu passado.