IRMãO DE GELO
ebook

IRMãO DE GELO

Editorial:
ALFAGUARA
ISBN:
978-989-665-535-8
Formato:
Epublication content package
Derechos eBook:
Imprimible: Prohibido.
Copiar/pegar: Prohibido.
Compartir: 6 dispositivos permitidos.
DRM
Si
Colección:
SIN CODIFICAR

8,99 €

«É mais fácil chegar ao Ártico do que a certas regiões de si mesmo.»

Um magistral romance de estreia que tem no gelo o seu eixo central: o gelo real, das regiões mais frias do planeta; e o gelo metafórico, das relações com os outros e com o mundo.

Prémio Documenta * Prémio Llibreter * Prémio Ojo Crítico * Prémio Cálamo

Esta é a história de uma artista em busca de um caminho. É ainda a história do seu fascínio pelo gelo, da obsessão pelos pólos da Terra e por quem teve a coragem de os desbravar: heróis como Scott, Amundsen e Shackleton, que pela primeira vez pisaram as regiões geladas do planeta.

Mas há outros gelos neste romance, talvez ainda mais frios do que os gelos reais: o irmão de gelo da narradora, que vive congelado dentro de si mesmo, aprisionado pelo autismo; e o gelo das relações familiares, um espaço de convivência frio, carregado de silêncios e mutismos, marcado por amores falhados.

Num romance lírico e comovente que desafia todos os géneros, Alicia Kopf traça a ténue linha de separação entre dois mundos - o da realidade e o do desejo; o do afecto e o da distância - para pôr a nu o abismo entre o que somos e a marca que deixamos no mundo.

Romance de estreia assinalável, Irmão de gelo conquistou a crítica e venceu quatro prémios literários.

Os elogios da crítica:
«O gelo como metáfora, como aventura épica, como presença quotidiana. Escrita depurada, cristalina, de rara beleza. Expedições polares, relações familiares, autismo, arte, amizades, Islândia... Poucas vezes um primeiro romance nos comoveu tanto.»
Júri do XVI Prémio Cálamo)

«Um livro lindo. Kopf é uma importante ave rara na literatura espanhola. Fria e quentíssima. Simultaneamente íntima e distante.»
ABC

«Uma história cativante que maravilha e se revela um manual de sobrevivência milagroso, altamente recomendado para mentes inquietas.»
Nació Digital

«Um dos melhores livros do ano. Um livro que está destinado a ser importante para alguns leitores, em primeiro lugar porque coloca perguntas oportunas. (...) Na sua viagem introspectiva e abismal, não se permite nada que não seja aventura, nada que não seja incómodo e verdadeiro
Ali Smith, The Sunday Telegraph

«Assombroso. A força narrativa é torrencial: desde o arranque deslumbrante, que desenha o conflito do narrador e protagonista, aos círculos sucessivos em que se desdobra o romance. É uma obra de ficção que perdura.»
El Cultural

«Neste assombroso Irmão de gelo, Kopf narra como nos expomos ao risco e à solidão de uma expedição polar quando tentamos abrir novos caminhos na escrita. Para Kopf, a arte contemporânea distingue-se pela necessidade de ampliação de fronteiras e limites; algo que não acontece, por exemplo, no limitado âmbito narrativo espanhol.»
Enrique Vila-Matas

«Kopf expõe diante dos nossos olhos um amplo catálogo de emoções que, como os pólos, são móveis e necessitam de uma épica para existir.»
Agustín Fernández Mallo

«Irmão de gelo é, indiscutivelmente, uma das pérolas da temporada, o livro geracional de que o panorama narrativo espanhol precisava. Um romance que é muitos romances ao mesmo tempo.»
SModa

«Mais do que apenas ler-se, Irmão de gelo devora-se, com a emoção de quem pensa que a escrita fala directamente com o leitor.»
Charles Baxter